sa-ico-1.gifHomesa-ico-1.gifArtigos Sobre Haicai

Como Nasce um Haijin(1)

Rosa Clement, © 2007

Como diz Ezra Pond, todos nós nascemos com um poeta dentro de nós. Fazer esse poeta aparecer depende dos interesses e habilidades de cada um. Uma vez que o poeta se revela, é natural que queira expandir seus horizontes, conhecer novas formas de poesia, inclusive de outras culturas. No entanto, nem todo poeta desenvolve um interesse mais profundo por uma forma de arte que não faz parte de seu cotidiano. Assim, ter um interesse por haicai, por exemplo, é principalmente uma questão de afinidade.

Podemos dizer que há três tipos de poetas: os que praticam apenas a poesia corrente; os que praticam essa poesia corrente e também o haicai; os que praticam apenas o haicai. Assim, nem todo poeta, experiente ou não, é um haijin, ou por não conhecer o haicai, ou por não possuir um interesse pela forma. Tampouco isso é uma obrigação.

Para se tornar um haijin é preciso criar algum tipo de elo com o haicai através de informações prévias e aceitação de suas regras. Persistência é um requerimento imprescindivel. O haicaista nasce quando ele se identifica com a forma e quer explorá-la mais profundamente. Esse desafio exige tempo, compreensão de conceitos estranhos a literatura ocidental, disciplina e criatividade. Muitos começam mas desistem na metade do caminho por perderem o interesse ou porque a novidade passou.

Blyth cita 13 características do estado da mente necessárias a um haijin: 1. Abnegação; 2. Solidão; 3. Aceitação de gratidão; 4. Brevidade; 5. Não-intelectualidade; 6. Não-contraditoriedade; 7. Humor; 8. Liberdade; 9. Não-moralidade; 10. Simplicidade; 11. Materialidade; 12. Amor; 13. Coragem. O uso dessas características não é requerimento para o poeta comum e isso pode limitar o número de haicaistas que perseguem a forma.

Escrever um poema não é mais fácil que escrever um haicai. Cada um possui seu conjunto de regras. Mesmo assim, o número de poetas hoje ainda é bem maior do que o de haijins. Contudo, a prática do haicai está se espalhando cada vez mais rapidamente. O haicai aparece em plena expansão na Internet, no radio e está começando a ganhar espaço não somente nas escolas mas também nas universidades. Tal como a poesia comum, cumpre sua função social enquanto planta sua semente para um bosque de futuros haijins.

______________________
(1)Texto elaborado a partir da pergunta "Como nasce um haicaísta, na sua opinião? Gostaria que você comentasse, traçando um paralelo comparativo", feita por e-mail, para uma monografia.