sa-ico-1.gif - 683 BytesHome sa-ico-1.gif - 683 BytesGrêmio Sumaúma

Grêmio Sumaúma de Haicai

ATA DA QUINTA REUNIÃO DO GRÊMIO SUMAÚMA DE HAICAI

No dia primeiro de março de 2003, às 10:30h, nos altos da Livraria Valer, reuniram-se Luís Bacellar, Rosa Clement, Zemaria Pinto, Grace Cordeiro, Dilair Braga, Francisca Ferreira da Silva, João Rodrigues, em nome do Grêmio Sumaúma de Haicai. Após uma conversa informal, Zemaria Pinto iniciou a reunião relembrando que o tema do haicai seria "pupunha" ou "pupunheira", fruto regional em safra. Foi solicitado aos membros que apresentassem seus trabalhos, os quais foram transcritos no quadro negro, sem o nome dos autores, por Zemaria Pinto. Os haicais apresentados foram os seguintes:

Exalando no ar
no respiro da pressão
cheiro de perfume.


Balançando ao vento
nas terras do nosso sitio
velha pupunheira.
          João Rodrigues

Tucumanzeiro
tronco de espinho
fruto de sabores.


Tucumanzeiro
produtor de frutos
doce se faz.


Tucumanzeiro
fonte de proteínas
alimenta o ser.


O verde e o laranja
em contraste com o azul
cacho de pupunha.
          Francisca

Tempestade
as folhas da pupunha
juntas numa só.

Dia de sol
o brilho das pupunhas
sai com a casca.
          Rosa Clement

Pupunha dourada
Jogada na
terra preta.
          Grace Cordeiro

O grupo comentou e analisou cada haicai, fazendo sugestões para melhoria ou destacando algumas características que poderiam ajudar a melhorar o haicai em discussão. Na seqüência, João Rodrigues propôs ainda uma discussão sobre uma composição sua que - criticada e emendada - ficou assim:

Dia de sol -
embaixo dos murerus
a piaba se esconde


Alguns haicais foram questionados, tais como o do "tucumanzeiro", e foi explicado que a autora, por ser de outra região, confundiu o nome das palmeiras.Em seguida, foi realizada uma discussão muito interessante sobre o problema da tradução, usando-se como exemplo um poema de Bashô. Foi proposto que se fizesse um jogo: apresentados os elementos de um haico clássico, os componentes do grupo fariam, na hora, sua "versão". A reunião encerrou às 12:00 hs após o grupo concordar que para o próximo encontro o tema proposto seria "Páscoa" e como alternativa um tema sobre a "natureza". Finalizando, o grupo vai sugerir à Valer que encaixe na Quarta Literária uma palestra no estilo "como funciona o haicai", que complementaria a palestra do Anibal Beça sobre a evolução histórica do haicai.

Manaus, 1º de março de 2003