sa-ico-1.gif - 683 BytesHome sa-ico-1.gif - 683 BytesGrêmio Sumaúma

Grêmio Sumaúma de Haicai

ATA DA SEXTA REUNIÃO DO GRÊMIO SUMAÚMA DE HAICAI

No dia cinco de abril de 2003, às 10:00h, nos altos da Livraria Valer, reuniram-se Rosa Clement, Pollyanna Furtado, Claudemir Ivan, Urdapilleta Sanches e Zemaria Pinto, em nome do Grêmio Sumaúma de Haicai. Antes da abertura do encontro, comentou-se sobre a palestra de Zemaria Pinto, realizada no dia 02/04, dentro da programação Quarta Literária, da Livraria Valer, quando foi abordado o tema "Haicai - a poesia do efêmero", da qual participaram mais de 40 pessoas. Dando início ao 6º Encontro do Grupo Sumaúma de Haicai, foram analisadas três composições de Allison Leão, das quais destacou-se, por unanimidade, a seguinte:

vestido de cobra:
esquiva-se
a mulher na multidão

Em seguida foram discutidas três composições de Urdapilleta Sanches, publicadas em Caxias do Sul-RS, no opúsculo organizado por Ivone Vebber - Brasil Literário 2002 - Vol II.

Pessegueiro em flor
lembra dos tempos em casa
menino é pomar.


Mar vento salgado
a restinga e os cataventos
água azul salinas.


Dois tiros na mata
pele de onça estaqueada
é crime ecológico.


Apesar de já publicados, os presentes fizeram algumas sugestões sobre o primeiro e o terceiro poemas, merecendo o segundo aprovação unânime. Na sequência, Rosa Clement e Zemaria Pinto apresentaram composições sobre os temas sugeridos no encontro anterior: páscoa e natureza.

lua baixa
a sombra da canoa
balança ao longe
            (Rosa Clement)

relâmpagos
a casa do ferreiro
toda citilante
            (Rosa Clement)

Domingo de Páscoa -
a família ora em torno
de um cordeiro assado
            (Zemaria Pinto)

Chocolate, vinho e carne:
depois da abstinência
a mesa farta
             (Zemaria Pinto)

Finalizando, os presentes discutiram os temas para o 7º Encontro, a se realizar no próximo 03 de maio, sendo definidos os seguintes: flores (maio é conhecido como "mês das flores"); trabalho (com referência ou não ao dia 1o. - dia do trabalho); enchente (lembrando que em maio os rios amazônicos já atingiram seu ponto máximo de cheia). Foi sugerido ainda que, na próxima reunião, cada um dos presentes traga um convidado, incrementando assim as discussões no grupo.

Manaus, 5 de abril de 2003